Lição 06: O AVIVAMENTO NO MINISTÉRIO DE PEDRO
Texto Áureo: “Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.” (At 2.14)
Leitura Bíblica em Classe: Atos 2.14-24
Introdução: O primeiro evento da história da igreja, após a vinda do Espírito Santo, quando revestiu de poder a todos que estavam no cenáculo, foi o sermão que Pedro pregou para uma grande multidão que se aglomerou à frente do cenáculo. Foram cerca de três mil almas que se converteram, sendo acrescentadas ao reino de Deus. Vemos aqui um Pedro avivado dotado pelo Espírito para pregar a palavra, assim como os demais que estavam com ele no cenáculo, também foram dotados para testificar de Cristo através do evangelho da graça. Esse revestimento de poder é uma promessa para todos que o buscam e, é essencial para o cristão militar legitimamente na causa de Cristo. É necessário que a igreja entenda que esse não foi um evento somente para aqueles dias, pois ele teve uma continuidade e, como é uma promessa, deve ser buscado insistentemente até que venha acontecer. Precisamos entender que a nossa luta não é contra a carne eo sangue, mas sim contra as entidades malignas que pelejam contra todos aqueles que estão empenhados em levar as boas novas da salvação
1. O PEDRO VIVO E O PRIVILÉGIO DE SER O PRIMEIRO A ABRIR A PORTA DO CÉU.
Atos 2.14 – Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Atos 2.15 – Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia.
A não compreensão por parte de muitos que estavam diante do cenáculo, a verem o mover sobrenatural que envolvia os discípulos do Senhor dizendo que estavam embriagados, fez com que Pedro desse uma explicação para encerrar aquela questão e começar a sua prédica. Pedro, foi o primeiro a dar testemunho do Senhor. Pregou o primeiro sermão para os varões judeus e para todos que habitavam em Jerusalém, os quais tinham julgado que o acontecido era resultado de muito vinho. Lembrando também que a maioria dos que ali estavam estiveram participando do julgamento entre Jesus e Barrabás, onde a maioria incitado pelos sacerdotes e fariseus votaram pelo meliante. Jesus disse a Pedro que lhe daria as chaves do céu, o que significa dar a ele a oportunidade de ser o primeiro a pregar a palavra, abrindo as portas do céu para cerca de três mil almas. Todos que foram ali revestidos pelo poder do Espírito Santo, também receberam as chaves do céu para pregarem a palavra e abrir a porta dos céus para os pecadores que se convertessem a Cristo, chaves essas que todos os cristãos que pregam a palavra devem fazer uso dela. Igrejas hereges reivindicaram para si, terem um líder que se diz sucessor de Pedro levando muitos leigos a acreditarem nesse absurdo. Outro texto que também os hereges se utilizam distorcidamente é quando Jesus disse a Pedro…tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja. O que Jesus está dizendo para Pedro é…tu és uma pedrinha, ou um fragmento, e a seguir diz: e sobre esta Pedra (Jesus) edificarei a minha igreja. Assim segmentos religiosos entrando para o lado da heresia dizem que a igreja foi edificada sobre Pedro e assim continua sobre os que insistem em dizer que são sucessores de Pedro, e desse modo distorcem totalmente o que Jesus disse sobre a igreja. Se os seguidores dessas entidades religiosas procurassem examinar as escrituras à luz da palavra não ficariam no meio deles, que enganam e estão sendo enganados pelo deus deste século que é Satanás.
2. O PEDRO VIVO NA SUA PRÉDICA TEM O DOM DA PALAVRA DO CONHECIMENTO.
Atos 2.16 – Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: Atos 2.17 – E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; Atos 2.18 – e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão;
É preciso entender coisas que alguns distorcem sobre a profecia do profeta Joel, onde dizem que é só para a igreja e, outros só para o reino do milênio. Na realidade esta profecia aponta para dois destinos. Primeiramente, ela já tem o seu cumprimento de uma forma preliminar iniciado no dia do Pentecostes e na sua continuação nos tempos atuais. Digo de uma forma preliminar e também incompleta, porque a profecia diz sobre toda a carne e, sabemos que isso não acontece, porque nem todos os segmentos religiosos cristão entendem que ela teve a sua continuidade após o pentecostes. Dizem que foi só para aquele dia e, ignorantemente, não buscam esse dom do Espírito e privam os seus liderados de receberem o que está na profecia. Essa profecia cessará por um tempo após a igreja ser arrebatada, mas terá a sua continuidade e o seu cumprimento de uma forma completa quando Cristo iniciar o seu reino de mil anos na terra. Esse povo em tela, trata-se de Israel e as nações da promessa, que se salvaram da grande tribulação. É justamente nesse reino que a profecia terá a sua completude, pois ela abrangerá a todos que estarão sob o reinado de Cristo e como diz a profecia; será sobre toda a carne.
3. O PEDRO VIVO COM A REVELAÇÃO DO ESPÍRITO PREGA SOBRE TEMPOS FINAIS
Atos 2.19 – e farei aparecer prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. Atos 2.20 – O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o grande e glorioso Dia do Senhor; Atos 2.21 – e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo
Esses eventos sobrenaturais e catastróficos não acontecerão antes da igreja ser arrebatada com está escrito em Ap. 3.10 Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra. O Senhor irá arrebatar a igreja quando chegar a hora da provação, ou da tentação, que virá sobre todo o mundo físico, ou seja, a grande tribulação. Quando Pedro fala sobre quem invocar o nome do Senhor será salvo, alguém poderia dizer que na grande tribulação que invocar o nome do Senhor será salvo, ledo engano, o apóstolo vivo pelo Espírito está falando aos tempos antes da grande tribulação, e não na grande tribulação. A dispensação da graça termina na ocasião do arrebatamento da igreja e quem ficar não adiantará invocar o Senhor, pois não será ouvido. Na grande tribulação o Senhor estenderá a salvação somente para os povos da promessa que Ele fez a Abraão, ou seja, Israel e as nações da descendência do patriarca. Então é tempo de invocar o nome do Senhor enquanto Ele está a destra do Deus Pai, intercedendo pelos que o invocam arrependidos. É bom entender que após o encerramento da graça, Jesus não estará com vestes sacerdotais, mas sim com veste talares, para impor os juízos manifestados pela ira de Deus sobre a terra. Apenas um pouquinho de tempo, e o que há de vir, virá e não tardará.
Pastor Adilson Guilhermel
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fale com o Pastor Adilson Guilhermel