A Iluminação Espiritual do Crente

Lição 4 – A Iluminação Espiritual do Crente

Texto Áureo: Efésios 1.17 Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;

Leitura Bíblica em Classe: Efésios 1.15 -23

Introdução: Somos iluminados porque Cristo nos tirou do reino das trevas e nos trouxe para o reino da Seu amor e da maravilhosa luz. Antes éramos trevas, pois como diz a palavra que Satanás cegou o entendimento dos incrédulos e se Cristo não tirasse a venda dos nossos olhos continuaremos em nossa cegueira espiritual. A palavra diz que se os olhos forem bons, todo o corpo será luz, mas se os olhos forem maus, todo o corpo será trevas.Mateus 4.15 A terra de Zabulom e a terra de Naftali, o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios, 16 o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou. 17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus. .

1. Mentes iluminadas tem o amor presente, são gratos a Deus e desejam dons aos santos.

Efésios 1.15 Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos, Efésios 1.16 Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Efésios 1.17 Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;

Paulo prisioneiro em Roma, recebia relatórios das igrejas fundadas por ele, e nesse caso está em pauta a igreja de Éfeso, os quais não andavam bem segundo o que Paulo tomou conhecimento. Diante disso eles precisavam ser advertidos pelas faltas graves que estavam cometendo, porém o apóstolo sabia usar de habilidade para lidar com o problema, o qual teria que resolver através desta carta que seria enviada a igreja de Éfeso. Primeiramente ele usava de elogios nas suas introduções na carta, para depois tocar no problema sem constrangê-los. Era assim que Paulo agia, pois quem tem mente iluminada flui amor, flui gratidão e incentiva os irmãos a que busquem o conhecimento; e a sabedoria que vem pela revelação da palavra. O elogio ao amor deles pelos outros, não significa que todos se portavam assim e daí entende-se que isso não era uma unanimidade. A habilidade de Paulo está justamente no elogio dirigido aos que mereciam, o que faria  os problemáticos se constrangerem e tomarem uma nova postura nesse sentido. Paulo trabalha neles para que entendam e dessem valor naquilo que já possuem e que saibam sempre agradecer a Deus por isso, tal como ele fazia constantemente. A ênfase utilizada era que tivessem mais percepção espiritual e que desenvolvessem o caráter, o qual não estavam atentos. Paulo ao pedir a Deus o espírito de sabedoria e revelação aos irmãos de Éfeso, não realidade está exortando a eles, que precisavam ter uma comunhão mais profunda com o Espírito Santo, o qual é aquele que opera o aperfeiçoamento em nossa vida.

2. Mentes iluminadas sabem da sua vocação e entendem a grande riqueza que tem em Cristo.

Efésios 1.18 Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;

Quem tem mente iluminada sabe qual é a sua vocação e a riqueza que possui em Cristo. Quem está alheio a obra do Espírito Santo em sua vida vive em cegueira espiritual e ignora que o Senhor vê o coração. Esta espécie de cegueira começa a se dissipar quando o crente começa a desenvolver sua percepção espiritual e isso requer as operações transformadoras do Espírito Santo. É Ele que nas suas operações transformadoras que são contínuas em quem se abre as suas ações que dissipa as neblinas da ignorância de quem ainda não experimentou uma verdadeira transformação. A mente iluminada sabe da necessidade de uma purificação constante, para estar incluído no rol dos bem aventurados e puros de coração, o qual é a condicional para chegar a presença de Deus. A sua herança em nós, significa que Deus nos considera como parte da sua grande riqueza, isso porque Ele investiu a vida do Seu Filho Jesus, o qual pagou um alto preço para nossa redenção. Considerando que somos herança de Deus, necessariamente temos que viver de modo que lhe agrade em tudo.

3. Mentes iluminadas contam com o mesmo poder exercido em Cristo em favor de seus filhos.

Efésios 1.19 E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Efésios 1.20 Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus.

Sendo herança de Deus, nós igreja corpo somos seres valiosos que o Diabo cobiça e procura resgatar de volta para ele, pois cada crente que ele consegue resgatar é tirar uma herança preciosa de Cristo. Nesse caso a riqueza espiritual que somos e se vivermos nesse corpo como um simples ser humano, não sendo equipado com uma força sobrenatural seriamos uma presa fácil para o inimigo. Essa, entre outras é a razão porque Cristo nos deu poder para enfrentar os demônios e vencê-los e nesse caso, esse poder deve necessariamente estar ativo em nossa vida. O inimigo como a palavra nos alerta, ruge como um leão tentando nos tragar e não podemos derrotar esse adversário com as nossas forças naturais, porque isso só é possível fazê-lo pelo poder do Espírito Santo. Somente os cristãos autênticos são classificados como igreja corpo, a qual está ligada ao cabeça desse corpo, que é Cristo. Significa que a cabeça no corpo físico controla todo o nosso corpo e, a cabeça do corpo espiritual que é Cristo, deve controlar todo o nosso corpo espiritual. A igreja corpo é ligada a Cristo por meio do Espírito Santo e como membros de seu corpo, nesse entendimento, significa que temos parte em sua ressurreição; ascensão e exaltação, pois estamos assentados com Ele nas regiões celestiais.

4. Mentes iluminadas sabem que fazem parte do corpo cujo cabeça tem domínio total de tudo.

Efésios 1.21 Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; Efésios 1.22 E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Efésios 1.23 Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.

Quem tem mente iluminada sabe que faz parte do corpo cuja cabeça é Cristo. Estando a direita do Pai neste período da dispensação da graça, Jesus está acima de tudo e tem autoridade sobre todos, isso significa que estando debaixo da sua autoridade estamos submissos a Ele. No caso da Igreja, Ele é o cabeça, que atua como o mediador entre Deus Pai e os homens. Assim a igreja tendo Cristo como cabeça é ligada a Ele que é dotado de todo poder e autoridade, tanto no céu, como na terra. Assim, o mesmo poder que sustenta o mundo, também é o poder que sustenta a igreja, a qual é o seu corpo. Cristo é honrado como mediador pela sua Igreja que é a Sua plenitude, igreja esta que foi adquirida por um alto preço pago por Ele.


Pastor Adilson Guilhermel

Deixe um comentário