ebd.com.br

10 – O pecado do homem segundo o coração de Deus

 

O Pecado do Homem Segundo o Coração de Deus
Lição 10 – 8 de Dezembro de 2019
Texto Áureo: 2 Sm 11.27 Porém essa coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor.
Leitura Bíblica em Classe: 2 Samuel 11.1-18
Introdução: Deus nunca deixou de registrar nas Escrituras a prática pecaminosa consumada por quem quer que seja. É o caso de Davi, o qual ao ao cair num pecado de adultério que também foi seguido de um assassinato, não deixou de ser registrado nas Escrituras. Isso revela que a Palavra de Deus é fiel tanto em relatar os bons exemplos, como também os maus exemplos, o que evidencia que ela não foi escrita de forma parcial. Ela também nunca serve a qualquer indivíduo específico, que se aprofunda em atos pecaminosos. Servir a Deus exige uma vigilância constante contra o pecado, o qual após ser consumado pode levar o indivíduo a consequência gravíssimas, principalmente quando não há arrependimento. Assim foi o que aconteceu com o Pecado de Davi com Bate-Seba.

  1. A mente ociosa é uma brecha para satanás agir com suas tentações.
    2 Samuel 11.1 E ACONTECEU que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. 2 Samuel 11.2 E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
    O cristão quando entra na ociosidade e não ocupa sua mente com coisas que lhe são edificantes, corre de deixá-la para ser uma oficina do Diabo. Aquele que milita tem que militar legitimamente sem se ocupar com as coisas dessa vida, pois o inimigo anda sempre ao derredor rugindo como um leão sempre observando o nosso comportamento diante das situações em que a sintomas de concupiscências da carne. (Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Tiago 1:14 ).
  2. Tentações não refreadas leva o homem consumar desejos proibidos.
    2 Samuel 11.3 E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? 2 Samuel 11.4 Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.
    A concupiscência de Davi a princípio, foi a dos olhos e como persiste em ficar observando uma mulher se banhando, logo veio a concupiscência da carne, o que caracterizou um desejo sexual pecaminoso não contido. Quando esse desejo sexual não é refreado a tempo, ele pode progredir com insistência até que possa se transformar em realidade, a qual terá efeitos catastróficos após ser consumado. Devemos entender que o caminho do pecado é como descer sem freio uma ladeira abaixo, o qual não se consegue parar imediatamente. ( A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Mateus 6:22,23 ).
  3. Consumar desejos proibidos pode resultar em muitas complicações.
    2 Samuel 11.5 E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.
    Davi já com a idade de aproximadamente uns 50 anos tinha muitas esposas e concubinas, mas, mesmo assim, ele foi se interessar por uma mulher de outro, movido por um desejo carnal desenfreado. Mesmo sabendo que a mulher, a qual desejava era de um homem notável, honrado e cheio de virtude, ele não se deteve e prosseguir com os seus intentos de possuir essa mulher a qualquer custo. Embora Davi não tenha tomado a mulher a força, pois ela não relutou em se entregar a ele, isso não ameniza a sua culpa. Enquanto estava concentrado em satisfazer os seus desejos sexuais, ele não pensou que o seu ato poderia resultar em complicações e isso aconteceu quando a conta chegou e, ele teria que pagar o preço. (Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7).
  4. Complicações serão avolumadas quando se tenta ocultar o pecado.
    2 Samuel 11.6 Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi. 2 Samuel 11.7 Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como passava Joabe, e como estava o povo, e como ia a guerra.
    Quem cai no adultério acaba destruindo a sua própria alma, como também a da outra pessoa. Segundo a lei, ambos deveriam ser mortos por essa prática, mas na sua posição de Rei, quem se atreveria a afrontá-lo. Nessa condição tornou-se um modelo de impunidade e com que moral ele poderia censurar ou castigar quem fosse pego nessa prática. A persistência de Davi em ocultar o pecado elaborando planos para eliminar Urias o marido de Bate-Seba foi como um abismo chamando outro abismo, o que maculou o caráter e um homem segundo o coração de Deus. Como ele movido por obsessão diabólica desenfreada e sem lampejos de arrependimento passou a ser servo do pecado e assim, não mediu as consequências da sua loucura. (Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. João 8:34).
  5. Pecados não são reparados com planos que levam a um mal maior.
    2 Samuel 11.8 Depois disse Davi a Urias: Desce à tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo lhe foi mandado um presente da mesa do rei. 2 Samuel 11.9 Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor; e não desceu à sua casa. 2 Samuel 11.10 E fizeram saber isto a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então disse Davi a Urias: Não vens tu duma jornada? Por que não desceste à tua casa? 2 Samuel 11.11 E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa. 2 Samuel 11.12 Então disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte. 2 Samuel 11.13 E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e à tarde saiu a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa. 2 Samuel 11.14 E sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mão de Urias. 2 Samuel 11.15 Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra. 2 Samuel 11.16 Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes. 2 Samuel 11.17 E, saindo os homens da cidade, e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.
    O mal maior se estende ao se usar meios traiçoeiros para resolver. Resolver problemas com meios perversos é fazer a obra do Diabo. É indiscutível que um personagem oculto estava agindo na mente de Davi, o incentivando a prosseguir na sua perversidade contra um homem de bem. Esse personagem que não é outro, senão o próprio Diabo tinha planos, não contra Urias, mas contra o próprio Davi, visto que, ele fazia parte da descendência que trazia a semente da mulher, ou seja, linhagem em que Cristo se encarnou. Davi promoveu e arquitetou os planos diabólicos para a morte de Urias e, embora não estando no campo de batalha onde ele seria morto, a sua participação não foi direta, mas, mesmo sendo uma participação indireta, não amenizou a sua culpa e muito pelo contrário, a agravou ainda mais.Tudo que Davi fez, não deixou de ser um homicídio intencional, com ingredientes de maldade premeditada e tudo isso na tentativa de esconder o pecado. Na sua lucidez, Davi esqueceu que nada pode escapar aos olhos do Senhor. (Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Salmos 139:7,8).
  6. Quem faz a obra do Diabo nunca poderá se achar bem sucedido.
    2 Samuel 11.18 Então enviou Joabe, e fez saber a Davi todo o sucesso daquela peleja.
    O resultado da conclusão dessa maldade jamais poderia ser comemorado como um sucesso, mas como algo sórdido que envolveu toda uma trama com uma sequência maligna e traiçoeira promovida por Davi. As notícias do campo de batalha eram aguardadas com ansiedade por Davi e quando as recebe do jeito que foi planejado ele tem um misto de satisfação secreta por ter tirado Urias fora do caminho. Com isso, Davi pensou que todos os seus problemas estavam resolvidos, mas esqueceu-se da lei da semeadura e da colheita. (O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés Naum 1:3).

    Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel